Ação da campanha Julho Amarelo leva serviços de saúde à população

Ação da campanha Julho Amarelo leva serviços de saúde à população

 

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou ação de prevenção a hepatites virais na tarde de sexta-feira, dia 05, no shopping Bosque Grão Pará, na Avenida Centenário.

A ação faz parte do programa Julho Amarelo, que tem como objetivo intensificar ações de combate às hepatites virais, em especial B e C, reforçando as iniciativas de controle, alertando sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Profissionais de saúde da Sesma estiveram no shopping para orientar a população com a distribuição de informativos, realizar o teste rápido do vírus, de glicemia, oferecer avaliação nutricional, além da distribuição de preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

“Nós estamos aqui para alertar a população a cada vez mais combater essas epidemias de Hepatites Virais. Já fazemos nossas campanhas o ano inteiro, nas unidades de saúde e nos pronto-atendimentos. No mês de julho intensificamos essa campanha para diagnosticar o maior número possível de pessoas precocemente”, explicou o coordenador da Referência Técnica em Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/AIDS e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Junior.

Aproveitando o passeio no shopping, a professora Elizabeth Nunes, de 54 anos, não pensou duas vezes em realizar o teste rápido do vírus da hepatite. “Não tenho muito esclarecimento sobre isso e, por se tratar de uma doença silenciosa, a hepatite me preocupa. Vim me informar e aproveitei para fazer o teste”, explicou.

Entre as formas de transmissão das hepatites estão a relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como, o compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos cortantes. Em Belém, o tratamento pode ser feito no Centro de Atenção às Doenças Infectocontagiosas Adquiridas (Casa Dia).

A programação do Julho Amarelo segue até o dia 28 de julho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), programas Estratégias em Saúde da Família (ESF) e nos distritos de Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro, Icoaraci e terminais hidroviários e rodoviários. “A cada ano nós conseguimos atingir um público maior com a campanha. A nossa programação se estende para as unidades básicas e balneários”, finalizou Reginaldo.