“Agosto Dourado” incentiva o aleitamento materno

“Agosto Dourado” incentiva o aleitamento materno

“Agosto Dourado” incentiva o aleitamento materno

Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É naturalmente indispensável nos primeiros momentos da existência. Assim é o leite materno: a base da vida. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e complementado com adição de alimentos variados até os dois anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!

A fim de incentivar ações de apoio ao aleitamento materno em todo o país, despertando a reflexão sobre a importância desse ato junto aos pais e aos médicos pediatras, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promove neste mês o Agosto Dourado, mês dedicado à importância da amamentação com o tema “Amamentação: A base da vida”.

Além do papel dos profissionais da enfermagem no incentivo acerca da importância da amamentação, segundo a SBP, os pediatras têm uma participação fundamental nesse processo, tirando dúvidas, incentivando a mãe, estimulando a participação do pai – da consulta pré-natal às consultas de rotina – e apoiando a família com informação, orientação e cuidados.

Programação em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizará uma programação especial durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, em alusão ao Agosto Dourado. A abertura oficial será nesta quarta-feira, dia 7, às 8 horas, na Estação Gasômetro (Parque da Residência).

Durante todo o mês também serão realizadas diversas ações em Unidades Básicas de Saúde, com rodas de conversa e palestras educativas. Além disso, haverá também a “Hora do Mamaço”, no dia 24 de agosto (sábado), no Horto Municipal, com a presença de mães, bebês e a comunidade em geral.

A Sesma reforça que a amamentação traz vantagens emocionais, sociais, ambientais e de saúde para toda a sociedade e que esse ato precisa do apoio de todos para oferecer ambientes adequados às mães, permitindo a elas amamentar seus filhos.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Promovida pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network (IBFAN) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria no período de 1 a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento busca despertar na sociedade a importância da amamentação como “um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações”.

O evento traz como tema este ano “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro”. Segundo a IBFAN, aumentar a amamentação ideal (amamentar o bebê exclusivamente com leito materno até o sexto mês de vida e continuar a amamentação até os dois anos ou mais, juntamente com a oferta de alimentos variados à criança) poderia evitar mais de 823 mil mortes de crianças e 20 mil mortes maternas anualmente. Ainda de acordo com a IBFAN, não amamentar está associado à menor inteligência e resulta em perdas econômicas de cerca de 302 bilhões de dólares por ano.

Serviço: Programação do Agosto Dourado em Belém

ABERTURA OFICIAL

Data/Horário: Quarta-feira, dia 7 de agosto, às 8 horas.

Local: Estação Gasômetro, no Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830 – São Brás).

 

HORA DO MAMAÇO

Data/Horário: Sábado, dia 24 de agosto, a partir de 8 horas.

Local: Horto Municipal (Rua dos Mundurucus, s/n – Batista Campos).

 

Fonte: Agência Belém